Foto: Reprodução /YouTube
Durante os jogos da Copa do Mundo 2018, Julio Cocielo – youtuber, humorista e digital influencer - postou o seguinte tweet, com a intenção de “brincar” sobre as habilidades do jogador de futebol francês Kylian Mbapé.
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Felizmente, o grande número de seguidores do youtuber fez com que o tweet repercutisse devidamente como racista. Todo debate fez com que o artista se desculpasse publicamente, o que não foi o suficiente, uma vez que no Brasil, o Crime de Racismo é previsto por Lei e inafiançável.
Mais uma vez a resistência e a mobilização resultou na punição adequada de Cocielo, que perdeu apoio e patrocínio de diversas marcas, além de recentemente, dois promotores de Direitos Humanos entraram com uma ação na Justiça, que determinou o pagamento de 7 milhões de reais de indenização.
Julio Cocielo poderia, usando de sua visibilidade e poder de influência, ou seja, seu Lugar de Fala proeminente, de maneira diferente, sem fazer uso de comentários ofensivos e preconceituosos, que possivelmente incentivarão muitos a reproduzir esse discurso, seja escondido por trás de uma suposta piada ou diretamente.
Toda a repercussão deve nos fazer refletir sobre o poder de influência que as figuras midiáticas exercem, principalmente nos dias atuais. Cocielo e tantos outros youtubers, deveriam entender sua influência e usar dela para promover o amor, o respeito, e o debate sobre causas urgentes.
Autora: Miranda Perozini Barbosa
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