Aqui, a gente apresenta opiniões acerca de temas relacionados às discussões de gênero, sexualidade, racismo e LGBTfobia, sob um olhar do Feminismo e da Teoria Queer.
Já imaginou existir um aplicativo que mapeia a LGBTfobia, nos dá acesso às principais leis de proteção à comunidade LGBTQ+, permite a realização de denúncias, expõe organizações representativas e divulga eventos como a parada LGBT? Quem duvidou que um único aplicativo pudesse dar conta de tudo isso, precisa conhecer o TODXS.

Lançado em junho de 2017, mesmo período da parada do orgulho LGBT em São Paulo, o app surgiu após Willian Mallmann e outros amigos e amigas testemunharem um caso de LGBTfobia em Fortaleza, onde um casal gay foi expulso de um bar por estar de mãos dadas no local. Em entrevista ao CanalTech, Mallmann afirma que questionou os rapazes sobre as providências tomadas após a discriminação e ambos responderam que não tomaram qualquer atitude. Ítalo Alves, cofundador do projeto, conhecia uma lei municipal de Fortaleza que proibia os estabelecimentos de praticar qualquer ato discriminatório e, depois disso, os dois passaram a pensar no que poderiam fazer para mudar a situação.
Hoje, além de ser um grande aliado de profissionais que advogam em prol da comunidade LGBTQ+, o TODXS possui uma parceria com a Controladoria Geral da União, fazendo com que as denúncias feitas pelo app possam ser enviadas automaticamente ao órgão governamental. Assim, o grupo colabora com a CGU através do levantamento de dados e com os usuários, através de um feedback
sobre o caso denunciado.

Atualmente, Já foram feitos cerca de 6 mil downloads do aplicativo o app tem cerca de 6 mil downloads que, atualmente, possui um compilado de mais de 700 leis/normas brasileiras, além de mais de 80 organizações LGBTQ+ mapeadas. A grande missão do grupo “é empoderar a comunidade LGBTI+, educando a sociedade e transformando o Brasil em um país verdadeiramente inclusivo e livre de discriminação”. Mas, para isso, é fundamental que todos conheçam seus direitos e deveres.
Através de inúmeros projetos como o “Guia Ponha Fim ao Bullying LGBTI+”, feito em parceria com o Facebook Brasil, e o “Embaixadorxs” que capacita jovens LGBTQ+ para transformar sua realidade, o TODXS vem criando ecos de inclusão e pluralidade no Brasil que é, por sua vez, o país que mata um LGBTQ+ a cada 26 horas e que só permite que as pessoas trans vivam até os 35 anos. O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e IOS, assim todo mundo pode denunciar aquele estabelecimento homofóbico (Alô Bebs Bar) e proteger pessoas que desconhecem tal conduta.
Vitória Bordon
0 comentários:
Postar um comentário