Um bom exemplo sobre Lugar de Fala


Aqui, a gente apresenta opiniões acerca de temas relacionados às discussões de gênero, sexualidade, racismo e LGBTfobia, sob um olhar do Feminismo e da Teoria Queer.

Imagem: Divulgação/Youtube

Gabriela Oliveira tem 26 anos, é formada em Relações Públicas pela UERJ, e uma youtuber negra. Gabi como é conhecida nas redes sociais, desenvolve conteúdos diversos sobre a cultura negra no seu canal, antes Canal DePretas e agora Gabi Oliveira.
"Podem vir as crespas, as cacheadas, as alisadas, as com tranças, dreads, lace front, careca! Vem todo mundo! Aqui vamos falar um pouco sobre tudo relacionado a nós, mulheres negras e homens também e famílias.", afirma.
O canal inteiro é um exemplo positivo sobre lugar de fala. Como por exemplo, Gabi inspirada na tag "Tour Pelo Meu Corpo", de outra youtuber, apropria-se, mas admite e reconhece o seu lugar de fala propriamente dito de um corpo dentro dos padrões, criando assim o "Tour Pelo meu Rosto", onde comenta seus traços negros e compartilha suas experiências com a presença do racismo. Comunicando dessa forma com propriedade, autoridade, e vivência em relação ao tema.


Autora: Samily Loures

0 comentários:

Postar um comentário